Ilustra Brasil

Pra quem puder se programar, os palestrantes são de peso, vale a pena:

Programação


ATENÇÃO PARA AS DATAS, HORÁRIOS E LOCAIS DAS PALESTRAS.
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÔES PELO SITE: www.sp.senac.br


Abertura

Dia 09/08/2010, segunda-feira, às 20h
Coquetel e abertura da exposição de trabalhos dos associados SIB
Local: galeria do Senac Lapa - Scipião

Palestras

Dia 11/08, quarta-feira, às 20h
DESENHANDO COM FZ
ilustrador Fabio Zimbres
Local: auditório do Senac Lapa - Scipião

Dia 16/08, segunda-feira, às 20h
MARIO BAG: ILUSTRADOR
ilustrador Mário Bag
Local: auditório do Senac Lapa - Scipião

Dia 17/08, terça-feira, às 20h
O FUTURO DOS SALÕES DE HUMOR
ilustradores  Edu Grosso, Rick Goodwin e Dênis Mendes
Local: auditório do Senac Lapa - Scipião

Dia 23/08, segunda-feira, às 20h
A PRODUÇÃO DO JORNAL DIÁRIO E O USO DE ILUSTRAÇÕES
editor de arte Fabio Marra
Local: auditório do Senac Lapa - Scipião

Dia 24/08, terça-feira, às 20h
LINGUAGENS URBANAS – O QUE FIZERAM E O QUE FAZEM
DOIS PIONEIROS DO GRAFITTI

ilustradores Jaime Prades e Ozéas Duarte
Local: auditório do Senac Lapa - Scipião

Dia 30/08, segunda-feira, às 20h
A ONDA DIGITAL CHEGOU AO MUNDO DOS LIVROS: E AGORA?
ilustradores Beto Melo e Elaine de Moura Olcese
Local: auditório do Senac Lapa - Scipião

Dia 31/08, terça-feira, às 20h
OS CAMINHOS DA ANIMAÇÃO 2D
ilustradores Rosana Urbes e Rune Bennicke (dinamarquês)
Local: auditório do Senac Lapa - Scipião

Oficinas

Dia 01/08, 14h às 17h
DESENHANDO COM FZ
Com Fabio Zimbres
Exercícios com colagens e transparências: trabalhando em camadas com tinta, tesoura e cola. A busca de um modo de produzir arte manual levando em consideração a experiência de Zimbres com o computador, encarado como uma mesa de colagem onde desenhos scaneados são recortados e remontados.
Local: Senac Lapa-Scipião
13/08, 20h às 22h30
MODELO VIVO
com Rosana Urbes
A partir da referência de um modelo-vivo, a oficina faz uso de diversas técnicas para desenvolver a liberdade,  a capacidade de observação e de expressão, dentro da linguagem do desenho.
Local: Casa do Artista Jardins
14/08, 14h às 17h
O LIVRO ILUSTRADO
com Odilon Moraes
Uma introdução à história da imagem dentro da literatura infantil. Um percurso sobre o papel da imagem no livro ilustrado à partir do século XIX até a chamada literatura infantil contemporânea.
Público: ilustradores, designers, escritores, professores e outros profissionais que queiram se aproximar da discussão da relação palavra e imagem dentro da literatura.

Odilon Moraes ilustrou mais de 80 livros de autores nacionais e estrangeiros, para crianças e para adultos. Recebeu por duas vezes o Prêmio Jabuti de ilustração (1994 e 2009). Como autor e ilustrador, ganhou por duas vezes o prêmio “Melhor Livro do Ano” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (2002 e 2004).
Local: Senac Lapa-Scipião
21/08, 14h às 17h
DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO CRIATIVO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
com Negreiros
Desenho de observação para exercitar a memória visual e o repertório na organização do universo cognitivo. Teoria e prática de expressão gráfica e seus materiais. Exercícios interativos Tak-o-Tak, de agilidade criativa. Bate-papo sobre o  panorama atual do mercado editorial: perspectivas para o futuro da mídia impressa e/ou virtual.

Negreiros é paulista, 55 anos, ilustrador, formado em Produção Visual Gráfica no CIAG, Artes Pásticas na FAAP, e jornalismo na FIAM. Colaborador desde a década de 70 para a editora Abril ( Veja, Playboy,VIP, Quatro Rodas, e outras), já trabalhou para jornais do grupo OESP. Atualmente tem trabalhos publicados na Le Monde Diplomatic, Piauí e editoras como Companhia das Letras, Moderna, Ática, editora Globo. Em 2006 ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo para Criação Gráfica - categoria Revista.
Local: Casa do Artista Major Sertório
28/08, 14h às 17h
CONCEPT ART
com Eduardo Schaal

A oficina de Schaal apresenta as ferramentas e processos criativos  que envolvem a profissão de ilustrador de concept art - uma das formas de criação  e visualização cada vez mais utilizadas na indústria de entretenimento  moderna e que inclui vídeo games, cinema, televisão e histórias  em quadrinhos. A oficina partirá da  linguagem de sketches, discussão de briefing, pesquisa de referências  e adequação de design, até chegar ao acabamento final  envolvendo desenho e pintura digital.

Eduardo Schaal é ilustrador e diretor de arte. Tem mais de 20 anos de carreira nas áreas de publicidade e entretenimento. Nesse período produziu trabalhos para clientes no Brasil, EUA, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Emirados Árabes e Filipinas e recebeu vários prêmios em publicações internacionais especializadas em arte digital.  Na última década atuou como ilustrador e diretor de arte de estúdios renomados como a Fábrica de Quadrinhos e a Trattoria Filmes, produzindo material para inúmeros comerciais, vídeo-clipes e curta-metragens. Mais recentemente,  trabalhou no estudio 422 South em Bristol na Inglaterra, cidade onde morou por 2 anos. Foi responsável pela direção de arte e concepção dos efeitos visuais e animações em documentários para NatGeo, BBC, Discovery e History Channel.
Local:
Senac Lapa-Scipião
31/08, 14h às 17h
ANIMAÇÃO 2D
com Rosana Urbes

A oficina fará um apanhado geral do processo para se fazer um filme de animação 2D e explicará cada etapa desse processo: idéia, estilo, roteiro, design de cenário e personagem, storyboard e animação.
Local: Senac Lapa-Scipião
04/09, 14h às 17h
ILUSTRAÇÃO PARA SEDUZIR! com Rafael de Lima

Breve explicação sobre ilustração para os mercados publicitário e de Design. Exemplos de ilustrações. Fundamentos da ilustração para embalagem. Exercício prático, com ilustração para embalagens.

Rafael de Lima é sócio fundador do estúdio DR2 Ilustração. Há 17 anos no mercado, a DR2 Ilustração atende as principais empresas do Brasil.  No início, o Estúdio era composto somente pelos sócios Rafael de Lima e Dilma Ignacio; entretanto, devido a crescente demanda por novas linguagens, o Estúdio começou a agregar outros profissionais à equipe para atender as mais diversas encomendas. Atualmente, é uma equipe formada por nove profissionais de diversas áreas como Ilustração, 3D e Fotografia, tendo por objetivo a busca do melhor resultado.
Local: Senac Lapa-Scipião

SENAC LAPA-SCIPIÃO
Rua Scipião, 67
Lapa - São Paulo
Tel: (11) 3475-2200

CASA DO ARTISTA MAJOR SERTÓRIO
Rua Major Sertório, 447
Centro - São Paulo
Tel: (11) 3258-6711

CASA DO ARTISTA JARDINS
Alameda Itu, 1012
Jardins - São Paulo
Tel: (11) 3088-4191

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí?